sexta-feira, 30 de agosto de 2013

O Consumo Por Seres Vivos

O consumo da água pelos humanos

Nosso corpo é composto de cerca de 60% de água [fonte: Mayo Clinic]. A água regula a temperatura corporal, transporta os nutrientes por meio dascélulas, mantém as membranas mucosas umidificadas e elimina as impurezas do corpo. Os pulmões têm 90% de água, o cérebro tem 70% e o sangue tem mais de 80% de água. Em poucas palavras, não podemos funcionar sem ela. A maioria das pessoas transpira cerca de dois copos de água por dia (0,5 litros). Todos os dias, também perdemos um pouco mais de um copo (237 ml) quando expiramos, e, urinando, eliminamos cerca de seis copos (1,4 l) de água. Também perdemos eletrólitos - minerais como sódio e potássio que regulam os fluidos corporais. Então, como podemos repor tudo isso?
water in the body
Podemos conseguir cerca de 20% da água necessária por meio dos alimentos que comemos. Alguns alimentos, como a melancia, são feitos de quase 100% de água. Apesar da quantidade de água de que precisamos todos os dias ser variável, geralmente equivale a oito copos (2 litros). Mas em vez de se preocupar em beber esses oito copos, você deve beber água apenas quando começar a sentir sede. Você pode conseguir a quantidade necessária de água ingerindo outras bebidas, mas algumas delas, como asálcoolicas, podem deixá-lo mais desidratado.
Se sua urina estiver com uma coloração amarelo-escuro, você pode não estar bebendo água o suficiente. Com certeza, você precisa de mais água quando estiver se exercitando, sofrendo de diarréia, vômitos e febre, ou quando estiver em um ambiente quente por muito tempo. A maioria das pessoas consegue sobreviver apenas alguns dias sem água, embora isso dependa de uma série de fatores, inclusive da saúde da pessoa e das condições do ambiente. Algumas pessoas sobreviveram por duas semanas. Seguidores de um garoto budista que medita no Nepal afirmam que ele passou dois anos sem comida ou água, mas os médicos não puderam comprovar isso [fonte: All Headline News (em inglês)].
Quando uma pessoa não bebe água o suficiente ou perde muita água, ela fica desidratada. Sinais de desidratação moderada incluem boca seca, sede excessiva, tontura, delírio e fraqueza. Se a pessoa não receber fluidos nesse estágio, pode sofrer uma desidratação grave, causando convulsões, respiração acelerada, pulso fraco, descamação da pele e olhos fundos. Por fim, a desidratação pode causar insuficiência cardíaca e morte.
A desidratação provocada pela diarréia é a principal causa de morte em países subdesenvolvidos. Quase 2 milhões de pessoas, a maioria delas crianças, morrem de desidratação a cada ano [fonte: OMS (em inglês)]. O consumo de água poluída por contaminação biológica e a falta de acesso a serviços de saneamento adequados podem causar doenças como malária e cólera, e propagação de parasitas como Cryptosporidium parvum (que provoca a esquistossomose) e Schistosoma mansoni (causador da "barriga d´água"). A água também pode ser contaminada por produtos químicos, pesticidas e outras substâncias naturais.

O consumo de água pelas plantas e animais

plant water
Martin Poole/Digital Vision/Getty Images
A água regula a temperatura
das plantas e transporta nutrientes
por elas
As plantas têm ainda mais água do que os animais - a maioria delas é composta de 90 a 95% de água [fonte: BBC]. Assim como nos animais, a água regula a temperatura da planta e transporta nutrientes através dela. Em vez de obter água bebendo e comendo, contudo, as plantas a conseguem por meio do orvalho, da irrigação e da chuva.
As plantas recebem a água através de suas raízes, e as verdes a usam nafotossíntese, que é a maneira como elas produzem açúcar para alimentação. (Você pode aprender mais sobre o processo de fotossíntese em Como funciona o planeta Terra.) As plantas também precisam de água para sua sustentação. A pressão do processo deosmose - o movimento da água de fora para dentro das células - conserva as paredes celulares da planta.
Quando você rega uma planta, ela absorve a água por meio da ação capilar. Depois, a água se move pelas raízes através de tubos chamados vasos de xilema. A água chega até as folhas da planta e é eliminada por meio de pequenos buracos chamadosestômatos, que abrem quando a planta precisa se refrescar. Esse processo é chamado de transpiração e é parecido com a maneira como as pessoas (e alguns animais) transpiram. O dióxido de carbono também entra na planta por meio dos estômatos.
O processamento da água é mais complexo em animais e pessoas, embora esses processos também sejam parecidos de várias maneiras. A água que você consome é absorvida na parte superior do intestino delgado por meio da osmose. Ela entra na corrente sangüínea e é transportada por todo o corpo. Ao contrário das células das plantas, no entanto, as dos animais não têm paredes celulares. É por isso que os animais possuem sistemas circulatórios. Caso contrário, nossas células iriam absorver água e sal até ficarem inchadas. Nosso sistema circulatório movimenta a água pelo corpo e a elimina quando é necessário por meio da transpiração e da urina.
Alguns animais, como um organismo microscópico chamado tardígrado, podem ficar sem água por um período extraordinário. Se o ambiente do tardígrado não tiver água o suficiente, o animal passa a viver uma vida sem água, chamada anidrobiose. O açúcar faz o papel da água nessas células, deixando-as resistentes a temperaturas extremas. O metabolismo desacelera e o tardígrado permanece nesse estado quase morto até que haja água o suficiente para que ele realmente viva de novo.
Algumas plantas também encontraram maneiras únicas de viver com pouca ou nenhuma água. Uma delas é uma variação da fotossíntese chamadafotossíntese do Metabolismo Ácido das Crassuláceas (MAC). Na fotossíntese MAC, uma planta armazena dióxido de carbono na forma de ácido e mantém seus estômatos fechados durante o dia para economizar água (a evaporação acontece em um ritmo mais lento à noite). Ela pode até manter seus estômatos fechados durante todo o tempo se as condições estiverem bem áridas. Os cactos usam a fotossíntese MAC para sobreviver no calor extremo e na aridez do deserto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário